• Criminal

CAOP Informa

07/05/2019

EVENTO - Seminário Técnicas Especiais de Investigação em Lavagem de Dinheiro

O Ministério Público do Paraná sediará nos dias 23 e 24 de maio o Seminário Técnicas Especiais de Investigação em Lavagem de Dinheiro. Voltado a integrantes do Ministério Público de todo o país, o evento tem por objetivo debater métodos que possam ser aplicados a esse tipo de apuração, de modo a aperfeiçoar a metodologia de combate à lavagem de dinheiro.

Com participação de diversos especialistas, tanto do MPPR quanto de outras instituições, o evento terá palestras sobre temas como “O valor probatório da colaboração premiada no processo penal”, “Sequestro de bens e confisco alargado”, “Tipologia de lavagens e como investigá-las” e “Compliance com foco no combate à corrupção”, entre outros (veja a programação completa).

Teoria e prática – O promotor de Justiça André Glitz, integrante do Caop Criminal, destaca que o evento foi pensado e construído buscando abordar diferentes aspectos dos temas: “A programação conta com perfis variados de palestrantes e moderadores, de modo a possibilitar um tratamento diversificado e enriquecedor dos assuntos a serem discutidos nos paineis. Teremos, por exemplo, um ministo do STJ (Rogério Schietti Machado Cruz), que vai conversar sobre a jursiprudência da Corte em relação aos temas; membros da Operação Lava Jato, que vão compartilhar experiências práticas na sua atuação de combate à lavagem de dinheiro e à criminalidade organizada, além de pesquisadores. Portanto, a par da abordagem prática, haverá uma contextualização teórica, necessária para qualificar a atuação do membro do Ministério Público em uma área que demanda expertise e dedicação cada vez maiores, além de arranjos institucionais adequados”.

Conforme Glitz, a sofisticação e diversificação da criminalidade organizada exige uma atuação também cada vez mais qualificada e integrada por parte do Ministério Público, daí a necessidade de se agregar conhecimento e compartilhar boas práticas, com o objetivo de aprimorar cada vez mais a atuação do MP no combate às infrações penais praticadas por esses grupos, em especial a lavagem de dinheiro.

Inscrições – Podem participar do seminário todos os membros e servidores do Ministério Público brasileiro, presencialmente, no auditório do bloco II da sede do MPPR (Rua Marechal Hermes, 820, Centro Cívico, em Curitiba), com certificação para os previamentes inscritos. As inscrições devem ser feitas no site da Escola Superior do MPPR.

Nos dois dias de evento, as atividades serão iniciadas às 9h30, com intervalo para almoço e encerramento previsto para as 17h30. O seminário é promovido pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais, do Júri e de Execuções Penais e pela Escola Superior do MPPR. A iniciativa conta com apoio da Itaipu Binacional, da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e da Fundação Escola do Ministério Público do Paraná (Fempar).

 

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem